domingo, 24 de agosto de 2008

Entrevista com o professor e Diretor da Unidade Luciano Raptopoulos.

Formação:
Técnico em mecânica - CEFET-RJ Engenharia, Mestrado e Doutorado em Mecânica – UFRJ Pós-Doutorado - COPPE-UFRJ

Como você acha que a sua formação em projeto de máquinas e robótica pode acrescentar para os cursos de ECA e Produção?

Além das disciplinas diretamente ligadas a minha área de conhecimento, como robótica e vibrações, também vejo um papel importante a ser desempenhado na orientação de alunos em projetos de desenvolvimento, como a guerra de robôs e a fórmula SAE, e projetos de pesquisa. Hoje oriento três alunos de Iniciação Científica e participo de três projetos de pesquisa na Instituição, sendo: um com patrocínio da Finep e que trata da divulgação da engenharia no ensino médio; um com patrocínio da Faperj e que trata do desenvolvimento de um robô bípede e o estudo de sua dinâmica; e um terceiro recentemente aprovado, também com patrocino da Faperj, que trata a implantação de um laboratório de computação de alto desempenho na Unidade.

Qual a sua expectativa para os profissionais que serão formados na Unidade?

O Brasil vive um momento único de sua história de estabilidade econômica e crescimento industrial. Crescimento este que já está gerando grande procura por engenheiros no mercado de trabalho, onde algumas empresas já cogitam até buscar no exterior profissionais qualificados nas diversas áreas da engenharia. Apenas para ilustrar o que estou dizendo, temos a nota 4 atribuída ao curso de Engenharia de Produção desta Unidade em sua primeira avaliação, sendo a nota máxima igual a 5. Aliado a este momento favorável, a qualidade do profissional formado pelo CEFET-RJ é um diferencial para o mercado, que historicamente sempre recebeu bem nossos alunos. Nossos alunos têm conseguido bons estágios e tenho certeza que nossos formandos também serão muito bem recebidos pelo mercado.

Qual a sua opinião sobre o Reuni?

O Reuni é um programa de reestruturação das universidades federais, que visa, principalmente, reduzir a taxa de evasão e aumentar as vagas públicas oferecidas na Educação Pública Federal de Nível Superior. Vejo o Reuni como a maior e melhor proposta Governamental para o Ensino Superior já realizada nas últimas décadas, sendo uma tentativa de equilibrar a oferta por vagas públicas, aumentar a inclusão social e permitir a reestruturação do setor. A meu ver este programa tem metas extremamente ambiciosas, sendo a mais difícil a redução da taxa de evasão para não mais que 10%. Lembro que os cursos de engenharia de nossas melhores universidades têm como realidade uma taxa de evasão entre 20% e 40%. Mesmo assim, se as universidades conseguirem reduzir pela metade sua evasão e aumentarem a oferta de vagas, mantendo a qualidade de ensino, este programa já terá alcançado êxito.

Como você vê o desenvolvimento da estrutura da Unidade?

Na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto de 2008, nossa Unidade completará 5 anos de existência e esta gestão estará fechando seu primeiro ano. Durante estes 12 meses muitas mudanças ocorreram e diversas ações foram tomadas no sentido de melhorar a Unidade. Como algumas das ações implementadas e/ou resultados obtidos, temos: operacionalização dos laboratórios de automação, metalografia, ensaios e metrologia; a conclusão das obras do mezanino do bloco A e, conseqüentemente, a abertura de 7 novas salas de aula; a contratação de novos professores e técnicos administrativos; a definição da grades curriculares dos cursos de engenharia; e a implantação do NETS (núcleo de empreendedorismo e tecnologias sociais), do qual já nasceu o primeiro projeto de extensão universitária da Unidade. Além disso, outras ações estão em curso, como: a obra para conclusão de nosso auditório; a construção do quiosque de informática; a ampliação da biblioteca, em espaço físico e acervo; a criação de uma sala de estudo; a ampliação dos laboratórios de elétrica e física; entre outras.

Como está a relação entre a Unidade Nova Iguaçu e a Unidade Sede?

Vejo esta relação como a melhor possível, pois o Sistema CEFET-RJ, através de sua Direção Geral e suas Diretorias Sistêmicas, tem prestado todo o apoio possível e dedicado atenção especial a nossa Unidade. Graças a este apoio é que estamos conseguindo realizar todas as ações descritas anteriormente.

Deixe uma mensagem para os alunos.

Minha mensagem para todos os alunos desta Unidade, sem diferenciação de nível de ensino ou curso, é que aproveitem ao máximo o que o CEFET-RJ tem a lhes oferecer. É a principal missão do CEFET-RJ oferecer a seus alunos um ensino público de qualidade, mas que certamente só será aproveitado em sua plenitude por aqueles que se envolverem com o dia a dia de seu curso, buscarem participar de projetos, freqüentarem feiras e congressos, isto é, se envolverem realmente com a profissão que estão buscando. Gostaria de parabenizar o Diretório Acadêmico e os Centros Acadêmicos por esta iniciativa e incentivá-los a dar prosseguimento à edição deste jornal. São ações como esta que fazem a diferença e constroem a história de uma Instituição.

Nenhum comentário: