domingo, 24 de agosto de 2008

Engenharia Industrial de Controle e Automação

O ensino da engenharia passa por grandes mudanças com a criação de novas habilitações, capazes de desenvolver, aperfeiçoar e utilizar novas tecnologias de base científica. Nesse contexto, a área de controle e automação surge a partir do desenvolvimento da Eletrônica, da Mecânica e da Informática nas últimas décadas.
Engenharia de controle e automação é a área dentro da engenharia voltada ao controle de processos industriais utilizando-se para isso de elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, Sistemas de Supervisão.
Essa área se concentra, acima de tudo, na automação, que nada mais é do que fazer um processo manual se tornar um processo semi-automático ou totalmente automático. A automação se dá por completa quando toda uma linha de produção funciona do começo ao fim sem a intervenção humana, agindo apenas pelo controle das próprias máquinas e controladores. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas já automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados. O mercado de trabalho cresce continuamente pois, devido à competitividade gerada pela globalização, os processos industriais necessitam de constante redução de custos e melhoria da qualidade, exigindo cada vez mais automação.

Nenhum comentário: